SEJA BEM VINDO

A vida já é um presente, por isso viva e aprenda.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Reflexos na alma


Me olhei no espelho e o reflexo era algo diferente, eu não encontrava mais o garoto que tinha muitos medos, muitas ideias mirabolantes, que teimava em ser peter pan, que conversava com o mickey, que subia nas árvores.
Encontrei um outro garoto que agora não tinha tempo para brincar de ser motorista, pois se brincasse perderia um segundo. Mais como entender que um dia eu pensei em ser adulto e hoje queria mesmo ser criança? Ninguém entende, mas o tempo ensina. As respostas para isso são as responsabilidades.
Quando a gente cresce parece que vai ser muito fácil. Que vamos ter grandes vantagens, pois poderemos ir aos agitos que sempre sonhamos. Só que acabamos enganados, ser adulto não é apenas isso. Ser adulto é um pouco mais, é ter responsabilidades, é buscar soluções para a nossa vida.
As coisas acabam passando rapidinho, ficamos estressados, sem ânimo, preocupados. Isso não quer dizer que ser adulto é ruim, pois tudo tem seu lado positivo, mas quando a gente tem vinte e poucos anos não dar para brincar de esconde esconde, porque se desse seria muito fácil fugir de algumas situações desagradáveis.
Parece que pesa mais ter que trabalhar, se profissionalizar, estudar muito pro seminário na faculdade, ficar parado em um engarrafamento, ouvir a namorada falando que está com ciúmes das colegas de trabalho. Na verdade pesa mais mesmo ter de ficar cercado por tudo isso, e ainda não morar próximo da família, perto da mãe pra colocar a cabeça no colo e se sentir o "predileto".
E quanto mais o tempo passa, as coisas vão mudando em nossa vida. Quando me olho no espelho novamente já noto algumas rugas perto dos olhos e até os primeiros cabelos brancos. Não é exagero, já tenho alguns, já tenho trinta e  dois  anos e  mais coisas para resolver.
Nessa correria a gente nem percebe, só os outros percebem. E se antes aos vinte e poucos anos, ainda curtia algumas festinhas e uns passeios no final de semana. Agora é quase que uma raridade, isso porque agora a esposa reclama que devo ficar mais próximo dos filhos. Se pudesse ficaria muito mais tempo, criança é uma maravilha, só incomoda ás vezes a bagunça, ter que trocar fralda e quando choram quase que sem parar.
Como se não bastasse ainda tem uma porção de coisas para organizar na escola.Ser diretor não é fácil, mais é gratificante trabalhar numa área em que você gosta.Eu poderia ter cursado medicina, direito, psicologia, mais isso nunca foi a minha praia. Preferi a educação e arrisquei também em ciências da computação. Acabo em uma correria entre um trabalho e outro, mais quer saber a verdade? É o maior barato.
Se olho mais adiante a vida passa mesmo. Aos cinquenta, a gente não é como aos dezoito. Àquela barriga tanquinho desaparece aos poucos, os cabelos ficam cada vez mais brancos, mas em compensação a sabedoria é muito maior. Temos a vantagem de olhar o quanto conquistamos materialmente e espiritualmente, só assim nos sentimos renovados, é uma sensação maravilhosa. Também o estoque de histórias vividas são bem maiores, damos risadas das nossas fases, descobrimos que temos mesmo que agradecer, a vida é mesmo uma dádiva.

Por: Francisco Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário