SEJA BEM VINDO

A vida já é um presente, por isso viva e aprenda.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Camocim: Muitas histórias e encantos

Quem não se encanta por uma cidade tão bela quanto Camocim?
Não é á toa que o município é reconhecido de norte a sul. Muito além das belezas, Camocim tem muita história.

Confira algumas fotos do passado e em seguida uma poesia!





Camocim
Uma verdadeira poesia


Meu encanto infinito
Minha pérola do Ceará
Queria ser um dia um peixe
Para em teu mar me abrigar

Não tem como viver um instante
Sem deixar de me apaixonar por ti
Se olho pra tanta beleza
Sei que a felicidade é aqui


Tem dias que meu peito aperta
E sinto uma imensa alegria
Em ti descubro o conforto
E encontro sabedoria

Teu nome tem um som
Que traz calma pra mim
É uma sintonia perfeita
Minha terra Camocim

É um vento que traz paz
Um sol que ilumina e irradia
É uma pintura real
Uma verdadeira poesia

É um sonho sem fim
Uma paisagem deslumbrante
É uma preciosidade
Vale mais que diamante


É uma história contada
Pelo povo a cada dia
Que está guardada nas ruas
Formando um conto de magia


Por: Francisco Sousa

Mudou meu mundo


Sentimento profundo invadiu o mundo
Foi inexplicável, difícil de entender
Algo profundo
Ninguém consegue compreender


Não sei como fui me apaixonar
Sem ao menos te conhecer
Quando olhei em teus olhos
Descobri o amor em você


Pensei que fosse sonho
Só que foi realidade
Descobri uma nova vida em segundos
Tamanha foi minha felicidade


Não quero acordar se for sonho
Não quero dormir se for realidade
Só quero que esse invasor
Me deixe viver tudo com intensidade

Não quero que acabe
Sei que é único cada momento
É preciso viver um pouco mais
Antes que vire esquecimento.


Por: Francisco Sousa

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Pensando no futuro

O que será o amanhã? Como será o amanhã? O que serei amanhã?

Sinto que muitos jovens ainda ficam sufocados em imaginarem o futuro. Tudo isso porque muitos de nós não colocamos em prática hoje, o que poderá fazer parte do amanhã. Esse dilema acaba se estendendo e quando nos damos conta o futuro já tem começado.
Podemos até tentar fugir das responsabilidades, mas vai chegar um ponto que não tem como fugir. E então o que fazer? Chorar?reclamar? fingir que o tempo não passou? Nenhuma das alternativas estão corretas, a resposta certa atende por um nome: Coragem.
A coragem é o pontapé para iniciarmos o caminho que pode ser estreito ou largo.
Isso mesmo, a vida é feita de caminhos e tudo vai depender de muitas coisas, mas principalmente de você mesmo. E se você é alguém que tem muito medo ou se deixa levar pela corrupção do mundo, os tropeços acabam sendo bem maiores. Mais quer um conselho? Não desiste não, não se entrega aos vícios, as farras, a hipocrisia, ao preconceito, ao desrespeito. Vai lá e luta, faz diferente, coloca no papel e desenha o seu futuro.
Não podemos continuar o que os outros já fizeram de errado. O futuro começa hoje, e é um pouco responsabilidade de cada um de nós. Temos que construir uma ponte de um amanhã seguro, tranquilo, cheio de amor, cheio de paz, cheio de atuação. Onde cada um possa enxergar o outro e ajudar de alguma forma, onde os jovens de hoje, possam ser o exemplo amanhã.
Na verdade ainda me preocupa muito os caminhos que muitos jovens buscam por medo de enfrentarem a realidade.É doloroso vê que alguns, em vez de se espelharem em gerações que pintaram a cara, que resistiram a opressão, acabam preferindo seguir caminhos absurdos ou cruzam os braços.
Precisamos abrir os olhos e olhar o mundo de um jeito diferente. Não podemos ser o problema, temos que ser a solução. Não podemos pensar que escondendo o rosto vamos ser vitoriosos, que fechando a boca, vamos ser felizes.Ainda há esperança, ainda há caminho, faz hoje e amanhã seremos o espelho de um futuro melhor.


Por: Francisco Sousa

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Pequenos detalhes


O tempo costuma ser algo indiscutível em relação as coisas que a vida proporciona
Os passos que damos nem sempre costumam ter segurança.

Nos iludimos bastante
Encontramos verdades, em ilusões.

Amamos, nos encantamos
Com pessoas que muitas vezes são passageiras
E como ondas do mar, vamos e voltamos em ondas perigosas, leves e  suaves.

E assim vamos caminhando
Esquecendo as reflexões
E  indo além.

Mas o tempo nos ensina
E costuma ser o resultado
Do que e de quem vale a pena.

Por: Francisco Sousa

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Granja: Uma preciosidade que não pode ser esquecida







Toda cidade guarda grandes preciosidades, mas poucas pessoas valorizam esses tesouros. Na zona norte do estado do Ceará, são inúmeros lugares que guardam riquezas históricas e naturais.
O município de Granja segue a regra, a magia do rio Coreaú se mistura ao encanto da histórica ponte metálica, formando uma sintonia perfeita. Ao fim da tarde é deslumbrante: o apreciar das águas, a beleza da mata, e o brilho do sol.
E quem pensa que é só isso, engana-se, Granja tem história e muita história. Basta andar pelas ruas da cidade que podemos nos deparar com casarões que guardam grande riqueza arquetetônica e nos revelam o passado colonial. A listagem de prédios e casarões é númerosa, alguns merecem destaque, entre eles: O solar da Família Gouveia e antiga cadeia pública.
Agora sem dúvida alguma, a história de Granja está marcada mesmo nas praças e nos eventos.
Isso porque as praças fazem parte do cotidiano de várias gerações, e os eventos são guardados na memória de quem participa.Não dar pra se falar no município, sem falar da praça Coronel Luiz Felipe, ou melhor "Praça do Colégio" como é conhecida popularmente o ponto dos jovens granjenses. Também não dar pra se pensar em avenida beira rio, sem pensar num dos melhores carnavais da zona norte e na micareta granfolia.
Realmente não dar pra negar, a terra de Livio Barreto é mesmo um tesouro, são muitas preciosidades que fica difícil resistir. O único lamento é que poucos são os olhares que desvendam essas belezas e procuram cuidar delas como de fato merecem.Afinal a história de um povo não pode e não deve ser apagada, pois o que é importante deve ser lembrado e jamais esquecido.


Por: Francisco Sousa

Por acaso


A história pode parecer a mesma, mas o desfecho pode ser diferente.O ano de 2010 marca mais um capitulo de disputas eleitorais, onde os brasileiros irão mais uma vez as urnas para exercerem sua cidadania.
As propostas excessivas serão expostas mais uma vez, e nós, como cidadões devemos ficar atentos aos discursos. Afinal a praga da corrupção anda por quase todos os lados, e daqueles que menos esperamos pode vir o dinheiro na cueca, o mensalão, ou outra coisa do tipo.
A única coisa que não muda muito é o desemprego, a falta de investimentos em saúde, educação e moradia. Isso continua nos quatros cantos do Brasil, enquanto os deputados, senadores, governadores desfrutam do "bem bom"que é oferecido graças a façanha que eles conseguem através do voto.
Acontece que o ato de votar deve ser encarado com mais seriedade e que a cobrança das propostas devem de fato acontecer.O voto que muitas vezes pode não ter importância, pode ser motivo de descaso em algo que vai afetar sua vida por exatos quatro anos. E se você não analisar isso, você não vai poder ficar reclamando da tonelada de problemas que existem em seu país, seu estado, e seu município.
Portanto o melhor caminho para evitar o ataque de tanta corrupção é aprender a olhar de maneira critica os acontecimentos e não continuar como a mania de esquecimento que a maioria dos brasileiros tem. Porque se você esquece, tem gente de olho aberto, que não esquece de maneira alguma do dinheiro que pode trazer qualidade de vida para você e que acaba no bolso dos "bons homens", por um simples acaso.

Por: Francisco Sousa