SEJA BEM VINDO

A vida já é um presente, por isso viva e aprenda.

terça-feira, 9 de março de 2010

Teias da Literatura

Rodrigo, João e Jonas (Seminário "Esaú e Jacó")

Cenário seminário "O Cortiço"

A cada passo que damos na vida,vamos tecendo uma teia.Nessa teia cada pedacinho guarda uma história de aprendizado, e são muitas as histórias que construimos ao longo de cada dia.
Uma das experiências boas que guardo no meu estoque de histórias vividas são os seminários de literatura no 3º ano Cientifico. Bastava o professor propor algum seminário, que logo surgiam ideias.E foi ao longo de 3 seminários que vivemos grandes aventuras e desvendamos conhecimento.
O primeiro seminário que apresentamos falava da Semana de arte moderna. E foi uma verdadeira viajem, e que viajem! Conhecemos muito além do que esperávamos.Os modernistas de 22, foram uma inspiração para que rompêssemos a ideia de que seminário é algo cansativo.Talvez não tivessemos o heroísmo de Mário de Andrade, Oswald de Andrade ou Manuel Bandeira, mas tivemos a coragem de fazer algo diferente, de mostrar do nosso jeito, a semana de arte que ficara memorável.

Nesse entusiasmo de construir algo diferente, que viajamos também na obra de Aluísio de Azevedo.E lá se foi "O cortiço", tema do segundo seminário de literatura.Confesso que não conhecia a obra, mas gostei tanto da história que acabei cheio de ideias. Ora nem todos da grandiosa equipe gostaram das ideias, mas como eu era a persistência em pessoa, eles acabaram acatando.O resultado foi uma mistura de paródia e documentário relatando a importância da obra que traz temas atuais.

Já o terceiro seminário..foi simplesmente sem palavras. A obra trabalhada, nada menos e nada mais do que Esaú e Jacó de Machado de Assis.Pronto estava no ar mais um desafio.. e que desafio.O livro não despertou muito o meu interesse, mesmo sendo uma obra do notavél Machado.

Calma!! Não pensem que como leitor deixei de me encantar, foi apenas uma impressão á primeira vista.Depois que li a obra, aí sim foi mesmo paixão... e que paixão. A minha cabeça foi arquivando ideias ao longo de cada capitulo, e quando terminei de lê, já sabia que estava prestes a acontecer mais um seminário marcante.Para não fugir da marca registrada, foi uma mistura de poema, Cordel, quadro vivo, encenação , paródia..UFA!! Enfim o seminário diferente.

Mas aconteceram algumas coisas ao longo desses seminários que são bem difíceis de serem relatadas. Isso porque eu não conseguiria definir em poucas palavras o que aprendi nessa viagem na literatura. Além do conhecimento, inovação, eu vi muitos talentos frutificarem, muitos olhos brilharem com a superação, muitos amigos agradecerem, muitas pessoas irem além dos seus limites.

Por isso acredito que não foi só eu que pude tecer minha teia de boas histórias, mas meus amigos de equipe também.Talvez os trabalhos literários tenham sido o meio para que muitos acreditassem no seu potencial, para que muitos tivessem amor pela leitura, para que muitos valorizassem a história que se constrói a cada dia.

Por: Francisco Sousa

(os eventuais erros nos paragráfos, são problemas de postagem)


Um comentário:

  1. É... realmente cada seminário foi um grande aprendizado em nossas vidas, onde levaremos para o resto de nossas vidas maravilhosas e divertidas lembranças de um ano incrivel, onde deixemos nossa imaginação ir bem longe. Ah. hj só o que nos resta são imensas saudades de td vivido no 3° ano "C"...


    Emanuelly!!!

    ResponderExcluir