SEJA BEM VINDO

A vida já é um presente, por isso viva e aprenda.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

O contraste da infância na realidade brasileira

Fotos: Google imagens,Uol

Não podemos fingir, vivemos em uma sociedade dividida.O retrato da desigualdade está espalhado por todas as regiões do Brasil, e a infância também é vitíma dessa realidade.

Onde estão nossas crianças? Nas esquinas, nas avenidas ou nos parques de diversões? Nas praias, nos fárois  ou nas escolas ? A maioria delas estão longe da sala de aula, não por opção, mas por necessidade. Enfrentam a labuta diária, faça chuva ou sol.Correm riscos, sofrem agressões, são explorados e traçam destinos muitas vezes cruéis.

Pode parecer fácil dizer  que a constituição brasileira assegura os direitos da criança e do adolescente. Agora o dificíl mesmo é cumprir com o que esta escrito no papel. Isso porque  a realidade de uma fato está ligado á muitos outros. Os problemas da infância no Brasil, envolve uma complexidade de fatores, alguns até mesmo desconhecidos.

A solução para que essa situação se inverta  está nas mãos de todos cidadãos e principalmente na mão do estado. Não adianta fingir e achar que está tudo bem, porque criam um ou dois projetos que atende uma minoria. Não basta só discursos longos e ação curta. Enquanto falam demais, crianças crescem, procuram caminhos escuros por falta de oportunidade e  outros problemas aumentam.

Para que deixe de existir um abismo entre a realidade da criança que leva a vida vendendo bala e a que está na escola é necessário investir na educação. Investir mesmo, de todas as formas, o mais rápido possível. Sabemos que as transformações só poderão vir aos poucos, mas que se fizerem diferente com as gerações que estão chegando, ás próximas terão uma realidade melhor. A educação é a porta para um futuro promissor, é através dela que se transforma uma sociedade.



                                                                     Por: Francisco Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário