SEJA BEM VINDO

A vida já é um presente, por isso viva e aprenda.

domingo, 9 de outubro de 2011

A melhor etapa ...

A modernidade tomou conta do dias e isso não pode ser visto  como um ponto negativo. A inovação é algo importante mesmo, mas se olharmos pra infância podemos perceber que ser criança  não parece do mesmo jeito. Não estou afirmando que uma geração é melhor que outra, porque isso seria sem sentido.Acontece que antes a infância era diferente.Tinha um cheiro de chuva, um gosto de chocolate,  era marcada por sonhos.

As brincadeiras eram outras, não ficávamos infiltrados  em frente ao computador, não tínhamos celular, não tentávamos imitar as roupas dos adultos, não jogávamos vídeo-game o tempo todo. Isso porque não existia por perto toda a tecnologia de hoje  e a violência nas ruas era bem menor. Sou de uma geração que ainda gostava de brincar de esconde,pega-pega, amarelinha, xadrez, dominó,bolinha de gude, peão. Que deslumbrava fazendo pipas, montando clubinhos, jogando futebol no campo, criando personagens e falando com amigo invisível.

Tenho sorte de viver uma infância em que acreditavámos em super-herói e viajavámos em novos planetas usando a imaginação. Em que o melhor mesmo era correr na rua, tirar frutas das árvores, tomar banho nas chuva e fazer barquinhos de papel pra água levar.Sinto saudades  até do medo do escuro, de quando machucava as pernas nas brincadeiras , dos apelidos bobos, das músicas que ensinavam a gente a ser feliz.

Hoje existem muitas limitações para as crianças e o mundo está cercado por  uma realidade distinta. Mas o que posso dizer é que  pular as etapas, querer ser adulto antes do tempo não é algo saudável. A infância independente do moderno é pra ser vivida com simplicidade,o que faz diferença na vida é isso. O que é simples torna-se mágico e consegue trazer  aprendizado, diversão e pureza.

Quanta coisa boa se pode viver  e quantas recordações ficam.É uma fase única, em que até o cheiro da terra molhada, do sorvete e do algodão doce parece ser diferente. Quando viajamos na infância, um  sorriso bobo aparece e até algumas lágrimas surgem, são as marcas melancólicas da saudade desembarcando o que descobrimos de bom. Coisas inesquecíveis  que surgem com um tom pra falar as outras gerações que aproveitem os gostos marcantes, que tenham mais amigos por perto, que brinquem mais. Ser criança é maravilhoso, aproveitem mesmo!

Por: Francisco Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário