SEJA BEM VINDO

A vida já é um presente, por isso viva e aprenda.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Camocim: Um brilho de encanto e história

Fotos:Google Imagens/Francisco Sousa

Camocim é uma cidade que guarda um conjunto de atrativos irrecusáveis. Se viajarmos  em uma sequência na linha do  tempo encontraremos uma terra habitada por indios tremembés, fortificações na margem esquerda do  Rio Coreaú construída por holandeses, um porto com grandes embarcações e o som da chegada do trem.Esses são alguns dos elementos que remetem ao passado de um lugar hospitaleiro, encantador e abençoado.

 E como o tempo passa mesmo, aos 132 anos de emancipação política, Camocim não é a mesma . É bem diferente daquela que surpreendeu-se com a comissão de engenheiros encarregados da construção da estrada de ferro.  Nos dias de hoje guarda alguns casarões da era colonial, prédios históricos como o da Estação Ferroviária, o da Associação Comercial e da Academia de Letras, mas muita coisa perdeu-se.

O que continua bem vivo  é a memória de quem viveu muitos momentos  marcantes ao longo dos anos. Época em que a terra de Pinto Martins tinha horário certo para apagar as luzes, em que pouco eram as ruas pavimentadas e que o cinema  e os bailes eram  grandes atrativos.Uma vez ou outra algum camocinense relata para as outras gerações o contexto de simplicidade e encanto que era viver por aqui. Cada um de seu modo tem um baú de recordações fantasticas que juntas compõem a história de um povo lutador e cheio de sonhos.

Muito mais que todo acervo histórico, é inegável  a beleza  que Deus fez questão de desenhar por Camocim.O encanto  que inspirou muitas das obras do pintor  Raimundo Cela, está espalhado nas praias que guardam riquezas, no mar de ondas  fortes, nos coqueiros e dunas, na vegetação exótica. O cenário  forma uma composição perfeita que apaixona a todos que escolhem o município como destino turístico ou como  local  para compor as páginas de seus dias.

Quando se leva em conta  a  cultura e tradição, não faltam manifestações e festas, que vão desde o animado carnaval aos  festivais de quadrilha. No quisito talento os  filhos da terra dão orgulho pra ninguém botar defeito. Artesãos, pintores, cantores, compositores, poetas e além tudo lutadores e  cheios de vontade de vencer. O único lamento pra  quem mora   aqui é a falta de oportunidade.

Em meio a todos esses fatores, o que posso declarar sobre Camocim é que  simplesmente   apaixonante morar nesse lugar. Não dar  pra negar que temos alguns problemas, mas também  não dar pra dizer que  depois de olhar o sol nascendo estando na avenida beira mar  você  não queira  morar nessa pérola. E como diz a lenda quem toma caldo do coró, não consegue voltar, fica  por aqui mesmo.... 


   Por: Francisco Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário